Racismo

CNTE exige afastamento do presidente da Fundação Palmares Sergio Camargo e responsabilização judicial

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação - CNTE, entidade representativa dos profissionais da educação básica do setor público brasileiro, torna público o seu repúdio veemente contra Sergio Camargo, que ainda ocupa a Presidência da Fundação Palmares, mesmo depois das revelações de um áudio de uma conversa sua com dois assessores. Escandalosas, vexatórias e repugnantes, as declarações de um gestor que ocupa esse cargo público estarrecem a todos/as nós, especialmente quando sua principal atribuição institucional seria a de fomentar a defesa das negras e negros de nosso país!

Ao classificar o movimento negro do país como “escória maldita”, que abriga “vagabundos”, além de classificar Zumbi dos Palmares, o maior líder antiescravagista das Américas, orgulho da luta de todos/as os/as brasileiros/as, com xingamentos de baixo calão, esse cidadão não merece, definitivamente, ocupar o cargo que ocupa. Outras atrocidades também foram ditas pelo dito sujeito, que envergonha a todos/as, xingando e ameaçando pôr fim às comemorações oficiais do Dia Nacional da Consciência Negra, data já consolidada em nosso calendário oficial no dia 20 de novembro.

O áudio da reunião foi encaminhado à Procuradoria da República no Distrito Federal, juntamente com um pedido para que Sergio Camargo responda na Justiça por improbidade administrativa. A exoneração desse senhor da Presidência Fundação Palmares é urgente e nossa pressão é para que isso ocorra o mais rápido possível. Não é tolerável mais conviver com essa pessoa no comando de um organismo governamental, conquista do povo negro deste país em anos de luta!

Os/as educadores/as brasileiros/as, para além de repudiar as declarações de Sergio Camargo, não sossegarão até que este cidadão seja afastado do cargo que ora ocupa e que ele seja devidamente responsabilizado judicialmente pelas declarações odiosas que proferiu nessa reunião, mas que, recorrentemente, reverbera também em situações públicas. Pelo afastamento imediato de Sergio Camargo da Presidência da Fundação Palmares! Pela responsabilização judicial de suas declarações! Vidas negras importam!

Brasília, 08 de junho de 2020
Direção Executiva da CNTE