Publicado em 07/03/2020 às 15h56 | 959 visualizações | imprimir
Confira agenda de atividades alusivas ao dia da mulher em Teresina
Desde os primeiros dias de março as mulheres de todo o Brasil estão realizando mobilizações e protestos contra as políticas públicas e medidas do governo de Jair Bolsonaro (sem partido), que atacam direitos e a democracia.
A jornada de luta das brasileiras para celebrar o 8 de março, Dia Internacional das Mulheres, é por justiça, democracia e contra Bolsonaro, que está atacando direitos sociais, trabalhistas e acabando com as políticas de combate à violência contra as mulheres.
E este ano, as mulheres de todo país prometem um 8 de março maior. Tem mobilizações marcadas em mais de 20 estados apenas neste domingo. Em outros estados, além do domingo, tem atos marcados durante todo o mês.
“Neste 8 de março vamos ocupar as ruas de todo país, desde os municípios até as capitais do Brasil para denunciar as maldades deste governo com a classe trabalhadora e com as mulheres deste país, mas também por direitos e pela democracia, porque resistência e democracia têm nome de mulher”, afirmou a Secretária-Geral da CUT, Carmen Foro.
Segundo ela, é fundamental defender a democracia para resistir.
“Nós entendemos que sem democracia não haverá uma vida livre de violência, não teremos direitos e muito menos sobreviveremos”, destaca a dirigente.
AGENDA DE LUTAS DAS MULHERES EM TERESINA
Diversas entidades e movimentos do Piauí, como, por exemplo, a Frente Popular de Mulheres contra o Feminicídio e o Fórum pelas Liberdades Democráticas, integrado pelas Centrais Sindicais CUT, CTB, CSP Com Lutas, Ibtersibdical e Pública, construiram o 8 DE MARÇO UNIFICADO, pautado pela luta "Contra o Feminicídio, a favor da Democracia e dos Direitos das Mulheres". Fora Bolsonaro!
Entre diversas ações e atividades em referência ao Dia Internacional da Mulher, na manhã de sexta-feira(6) foi realizado, no Terminal Itararé, um grande Ato contra o Feminicídio. No sábado (7), a manhã começou com o evento Defensoria na Praça, desenvolvendo uma Roda de Conversa com Mulheres na Praça da Igreja São Francisco, no Dirceu I, e se estenderá, a tarde, a partir das 16h, com duas Rodas de Conversa, uma sobre violência, mulheres na política, juventude negra, cultura, arte e poesia, no Parque da Cidadania e outra na Associação de Moradores do Angico.
Veja a agenda nos dias seguintes:
DIA 08/03
8h - Rádio Calçada e panfletagem no Mercado do Parque Piauí
11h - Feijoada Show contra o Feminicídio
Local: Arena Olê
Av. Noé Mendes, 5278 (Rua das hortas)
DIA 09/03
8h - Ato "Contra o Feminicídio, a favor da Democracia e dos Direitos das Mulheres. Fora Bolsonaro!
Local: Praça da Liberdade
10h - Homenagem as trabalhadoras em educação básica pública da rede estadual.
Local: Sede Social do Sinte Piauí ( Rua Manoel Domingues 2025 – Marquês de Paranaguá)
DIA 13/03
18h – Roda de Conversa sobre violência doméstica.
Local: Associação de Moradores Cocais de Dandara.
DIA 14/03
7h – Amanhecendo com Marielle
Local: Espaço Francisco Júnior (Ponte Juscelino KubitscheK)
DIA 18/03
8h – ATO EM DEFESA DOS DIREITOS, DA DEMOCRACIA E DO SERVIÇO PÚBLICO.
Local: Praça Rio Branco.
* com informações da CUT Nacional / Érica Aragão