INTERCONGRESSUAL

3ª Plenária Intercongressual da CNTE aprova Plano de Lutas e calendário de mobilização

Depois de dois dias intensos de debates, chegou ao fim neste domingo, 7, a 3a Plenária Intercongressual da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) que teve como lema “Representação , Estrutura e Financiamento: Sindicato forte e de luta!”.

>> Acesse o calendário de lutas aprovado pela Plenária

A mesa de encerramento foi composta pelo Presidente da CNTE, Heleno Araújo e pela Secretária Geral, Fátima Silva. Heleno Araújo, informou de um novo canal que exibe uma
jornada de lutas diária da CNTE e sindicatos afiliados de todo o país. O canal apresenta atividades desenvolvidas em cada localidade, tais como: panfletagens, passeios ciclísticos, e
qualquer outra atividade que esteja no calendário dos sindicatos e seja de interesse da base.

“Todos e todas que desenvolverem essas atividades que envolvam a comunidade escolar e a defesa da escola pública devem solicitar a publicação à Secretaria Geral da entidade”, explicou e concluiu “nossa jornada pela democracia, justiça e pelos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras da educação será diária”.

>> Acesse o álbum de fotos da Plenária no Facebook da CNTE

Heleno apresentou também os vídeos vencedores do 1º Concurso de vídeos de um minuto “Luz, Câmera, Educação!” que foi promovido pela Confederação com participação dos
trabalhadores em educação de escolas públicas sindicalizados, estudantes de escolas públicas e seus pais ou responsáveis. Veja os vídeos vencedores de cada categoria clicando nos links abaixo:

>> Categoria Estudante: "A escola que temos e a escola que queremos" - Sophia Bohn Nobre Costa e Silva (DF)

>> Categoria Trabalhadores em educação: "Ser professor" - Danielle Fernanda de Melo Oliveira (MG)

>> Categoria Comunidade escolar: "Esperança na Escola Pública" - Rosane Bohnen Rachow (PR)

>> Categoria Júri popular: "Estamos presentes!" - Erizaldo Cavalcanti Borges Pimentel (DF)

Após os informes e exibição do vídeo-retrospectiva das lutas de 2019, a mesa fez a leitura das emendas que foram fruto dos debates nos Grupos de Trabalho realizados durante a manhã.

Houve um amplo debate no plenário para, em unidade, chegar ao documento final da 3ª Plenária Intercongressual, nos eixos: conjuntura internacional e nacional; representação
sindical; estrutura e financiamento sindical; políticas educacionais e atualização do plano de lutas.

>> Acesse o vídeo da CNTE em defesa do novo Fundeb, permanente e com mais recursos da União

A Plenária também aprovou a publicação de 33 moções, aglutinadas por temas, sendo: Internacional; meio ambiente; democracia, direitos humanos e minorias; greves; educação e
cultura e política governamental. Assim se encerra uma semana intensa para os 38 Sindicatos afiliados à Confederação que estiveram em Curitiba-PR para pensar a Educação e as estratégias para a luta em defesa da escola pública.

Fonte: CNTE