Publicado em 14/11/2019 às 15h13 | 97 visualizações |

Sinte-PI participa de Seminário Nacional de Administração Educacional em Picos

O Seminário acontece de 12 a 14 de novembro na UFPI-Picos

Membros a diretoria do SINTE-PI participaram do IV Seminário Nacional de Administração Escolar e da VIII Semana de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí – Campus Picos, que está acontecendo de 12 a 14 de novembro, na UFPI/Picos.

O evento reúne profissionais da educação desde a educação básica à educação superior, além de estudantes do curso de pedagogia da instituição.

Educadores de diversas áreas contribuiram para o debate sobre a educação pública

A presidente do Sinte-PI, professora Paulina Almeida, proferiu palestra sobre a Valorização dos profissionais da educação: contradições e resistências. Em sua fala ela destacou a importância do sindicato nesse enfrentamento diante de constantes tentativas de desmonte da educação pública. “Os governos não valorizam os profissionais da educação e consequentemente desrespeitam quem mais precisa da educação pública, a sociedade. Nós, profissionais e futuros profissionais da educação, temos papel fundamental para continuarmos a luta pela valorização da categoria que responsável por todo desenvolvimento da sociedade, os profissionais da educação”, enfatizou Paulina.

Professora Paulina Almeida falou sobre a valorização dos profissionais da educação

Na oportunidade, ela destacou as lutas e conquistas que o SINTE-PI vem fazendo ao longo dos seus 50 anos em defesa da categoria e por melhores condições para que tenhamos uma educação pública de qualidade e socialmente referenciada.

A secretária de Assuntos Municipais do SINTE-PI, professora Lucine Rodrigues, fez uma brilhante apresentação mostrando os desafios do financiamento da educação no Brasil. Nesse momento é importante destacarmos a luta pelo Novo Fundeb, que propõe que o Fundo seja permanente e com mais recursos por parte da União. “Essa luta não é dos principalmente dos profissionais da educação e sim de toda a sociedade em defesa da educação pública. Se deixarmos o Fundeb acabar, será o inicío do desmonte da educação pública, pois o Fundeb é responsável por financiar cerca de 63% de todas as despesas da educação básica”, destacou Lucine.

Professora Lucine Rodrigues mostrando os dados sobre o financiamento da educação no Brasil

Ao final, as dirigentes do SINTE-PI se colocaram à disposição dos estudante para mais esclarecimentos e destacou que o sindicato está de portas abertas para receber os futuros profissionais da educação.

Sinte-PI

Mais de Local