Publicado em 19/08/2019 às 19h39 | 190 visualizações |

25% DAS ESCOLAS DO PIAUÍ NÃO TEM ÁGUA FILTRADA

Balanço do TCE-PI levou à criança de um app para fiscalizar a situação

 

Um diagnóstico recente do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) mostra o atraso das escolas públicas do interior. Cerca de 25% das unidades auditadas não têm sequer água filtrada. O balanço negativo é um recorte que mostra a necessidade de fiscalização, de forma ampla e por quem, de fato, utiliza estes espaços públicos. Pensando nisso, foi criado o aplicativo Piauí Na Ponta do Lápis.

De acordo com o relatório, 92% das escolas inspecionadas não possuem biblioteca, 95% não possuem laboratórios de informática e nenhuma possui laboratório de ciências.

Outra constatação apontada é que a maioria das escolas visitadas não possui dependências acessíveis para pessoas com deficiência física.

O relatório

O relatório é resultado de uma fiscalização realizada em 39 escolas, que foram escolhidas por amostragem, após a indicação do Conselho Estadual de Educação.

Os técnicos do TCE visitaram escolas de 11 municípios: Barreiras do Piauí, Parnaguá, Floresta do Piauí, Jurema, Porto, Jerumenha, São João do Piauí, Massapê, Santo Antônio dos Milagres, Novo Oriente do Piauí e Batalha.

Os auditores colheram informações acerca das instalações do prédio, ambiente, equipamentos e mobiliários, biblioteca, laboratório de informática e de ciências, cantina,  entre outros pontos.

O relatório de fiscalização será avaliado pelo Ministério Público de Contas e depois será analisado pelo conselheiro Delano Câmara, que apontará, em seu voto, as decisões pertinentes para apreciação em plenário.

Fonte: Portal O Dia / Natanael Souza (Com informações do TCE-P)

Mais de Local