GREVE GERAL

15 DE MAIO É GREVE GERAL NA EDUCAÇÃO E NO PIAUÍ

Trabalhadores em educação do Piauí aprovaram a greve geral dia 15 de maio. Assembleia geral dia 23 pode definir greve por tempo indeterminado

A greve geral da educação no Piauí vai acontecer dia 15 de maio, com concentração no prédio dio INSS da rua areolino de abreu, a partir das 8h da manhã.

Além da pauta nacional de luta contra o fim da previdência, mercantilização, privatização e militarização da educação, os trabnalhadores da educação do Piauí cobram a valorização profissional da categoria.

Na próxima semana acontecerá, em todo país, a primeira grande mobilização dos/as trabalhadores em educação e de toda a comunidade educacional contra as medidas absurdas do governo Bolsonaro e as pauta locais por valorização profissional da rede estadual de educação, entre as quais se destacam:

• A proposta de reforma da Previdência altamente prejudicial para os mais pobres e para o magistério e trabalhadores/as rurais;
  • Os sucessivos cortes nas políticas educacionais (ensino superior e educação básica) e a ameaça de acabar com a vinculação constitucional que assegura recursos para a educação (Fundeb e outras políticas);
  • O patrulhamento ideológico nas universidades e a ofensiva da Lei da Mordaça (Escola sem Partido ou de Partido Único?);
  • A perseguição ao pensamento crítico com enxugamento de verbas para os cursos de filosofia e sociologia nas universidades;
  • O viés privatista e sectário que fomenta as políticas de vouchers e a educação domiciliar;
  • A agressão à gestão democrática e à autonomia das escolas através da militarização escolar;
  • A inoperância inescrupulosa do Ministério da Educação, que afeta a qualidade do atendimento público nas escolas, institutos federais e universidades;
  • A revogação de inúmeros conselhos de acompanhamento social, impondo retrocessos à gestão democrática estatal;
  • O ataque à organização sindical (MP 873) com o objetivo de enfraquecer a luta social contra esses desmandos praticados em pouco mais de quatro meses.

Além das pautas retrogradas na educação no âmbito nacional e que afetam todo o sistema, os Estado enfrentam várias outras ações governamentais têm colocado em risco a sociedade, aqui no Piauí nossa pauta segue firme:

• Valorização profissional;
  • Reajuste salarial 2019;
  • Reenquadramentos dos funcionários;
  • Deferimento das aposentadorias;
  • Infraestrutura das escolas;
  • Melhorias nas condições de trabalho;
  • Transporte e merenda escolar, dentre outras.

Por educação pública, gratuita, plural, laica, desmilitarizada, democrática, sem violência, de qualidade, integral, com profissionais valorizados e para todos/as!

Por um projeto de sociedade inclusivo, com emprego e renda para todos/as!

Pelo respeito à vida e à dignidade de todos/as!

Pela revogação da Emenda Constitucional 95 - PEC da Morte!

Contra a reforma da Previdência que retira direitos de quem mais precisa!