RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Notícias

CONAPE 2022

Sinte-PI participou dos debates na II Conferência Nacional de Educação

Compartilhar

 

A II Conferência Nacional Popular de Educação (Conape) 2022 aconteceu dias 15, 16 e 17 de julho em Natal (RN) e debateu temas voltados à educação pública, popular a gratuita além de pensar o projeto de educação para o país. O SINTE-PI esteve representado no evento pela presidente da entidade, professora Paulina Almeida e o secretário de Formação, Josivaldo Martins.

Uma caminhada pelas ruas de Natal-RN marcou a abertura da Conape 2022, finalizando com um ato político-cultural.  A passeata, que reuniu mais de 5 mil trabalhadores e trabalhadoras em educação do Brasil e outros países da América Latina, mostrou a unidade, mobilização e resistência dos trabalhadores em defesa da educação pública, contra os cortes de orçamento da educação e retirada de direitos.

Com debates voltados para uma educação democrática, de qualidade e para todos unificou o compromisso das entidades mostrando a resistência em defesa da participação popular na construção de políticas públicas para a educação.

O Plano Nacional de Educação completará seu prazo de dez anos em 2024, com apenas duas metas cumpridas de um total de 17 metas. A emenda Constitucional 95/2016, que estabelece o teto aos gastos públicos por 20 anos inviabilizou a execução de vários programas sociais, em especial a educação.

Nesse ano que o patrono da educação brasileira e referência mundial em educação, Paulo Freire completa 100 anos, a Conferência trouxe o tema: “Reconstruir o País: a retomada do Estado democrático de direito e a defesa da educação pública e popular, com gestão pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos/as/es”.

Ao final dos três dias de debate, os educadores e educadoras aprovaram alguns encaminhamentos e bandeiras de lutas da educação como: a revogação da Emenda Constitucional 95/2016, que limita investimentos da saúde e educação, e demais medidas e renúncia fiscal que fragilizem as políticas sociais, retomada de investimento na educação pública e nas áreas sociais, fim do congelamento dos recursos primários associados ao poder executivo, revogação do ensino médio, entre outras.

Por:

Mais de Notícias