1º de maio

Ato em Teresina celebra o "Dia do Trabalhador"

Vivemos em um país com uma desigualdade social gigantesca, com alta concentração de renda. Nesta data, a classe trabalhadora reafirma o seu compromisso histórico com a luta por um Brasil mais justo, um país menos desigual.

O SINTE-PI participou do Ato Unificado promovido pelos trabalhadores e trabalhadoras do Piauí, na quarta-feira (30), em celebração ao "Dia do Trabalhador", com o tema "Por um Brasil mais justo". A manifestação foi realizada na Praça Rio Branco, no Centro de Teresina, envolvendo os movimentos sociais, as Centrais Sindicais e diversos Sindicatos do Piauí.

O Ato Unificado culminou com uma passeata pelas principais ruas do centro comercial da cidade, chamando a atenção dos/as trabalhadores/as e da sociedade para a data, no que diz respeito às lutas históricas da classe trabalhadora e também a conjuntura de arrocho salarial e desvalorização profissional dos servidores estaduais no governo Rafael Fonteles.

A nível nacional a pauta da celebração engloba, entre outros pontos, a retirada de uma faixa maior de trabalhadores do imposto de renda; a defesa dos serviços públicos de qualidade com servidores valorizados, a retomada da luta por trabalho e aposentadoria decentes, pela igualdade salarial entre homens e mulheres que exercem a mesma função, e pela devolução dos nossos direitos e conquistas que foram brutalmente arrancados pelas reformas trabalhista e da previdência.

No curso do evento, a presidente do SINTE-PI e diretora da secretaria de formação da CUT-PI, Paulina Almeida, acentuou que " O Dia do Trabalhador é um dia de reflexão classista sobre o papel dos trabalhadores e trabalhadoras na sociedade e os desafios que temos enfrentado. No campo da educação continuamos firmes na luta pela valorização profissional e por condições dignas de trabalho, pautas que só avançarão com a unidade da classe trabalhadora", finalizou a dirigente sindical.