Publicado em 27/07/2020 às 21h25 | 710 visualizações |

SINTE-PI participa de live sobre lutas e conquistas das mulheres

 

Nesta terça-feira (28/07/2020) a Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Piauí (Fetag-PI) realiza um debate com transmissão ao vivo nas redes sociais da Fetag-PI, facebook e Youtube, a partir das 16h.

O tema: “Mulheres do campo e da cidade dialogando sobre as lutas e conquistas ao longo dos 20 anos da Marcha das Margaridas”, será debatido com a participação de:

  • Mazé Moraes - secretária nacional de mulheres trabalhadoras rurais da CONTAG (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura);
  • Antonia Ribeiro - secretária de mulheres do Sinte-PI e secretária de combate ao racismo da CUT-PI;
  • Marlene Veloso – secretária estadual de mulheres trabalhadoras rurais da Fetag-PI;
  • Lucilene Ferreira – vice-presidente e secretária de relações institucionais da Fetag-PI.

A Marcha

A Marcha das Margaridas acontece a cada quatro anos e acontece sempre em Brasília dia 12 de agosto, após a realização das Marchas nos estados e municípios, que conta com a participação de trabalhadoras rurais vindas de todas as partes do país. A data escolhida lembra a morte da trabalhadora rural e líder sindicalista Margarida Maria alves, que foi assassinada em 1983 quando lutava pelos direitos dos trabalhadores na Paraíba.

A primeira edição da Marcha aconteceu no ano 2000 e reuniu cerca de 20 mil agricultoras, quilombolas, indígenas, pescadoras e extrativistas de todo o Brasil. A cada realização, a marcha traz temas de lutas e debates relacionado a direitos e volência contra as mulheres.

Mais de Local