5 de outubro: Dia mundial do docente – SINTE PIAUI
You are here
5 de outubro: Dia mundial do docente Destaques Notícias 

5 de outubro: Dia mundial do docente

Hoje se comemora o aniversário de 52 anos da assinatura da Recomendação UNESCO/OIT sobre o Estatuto dos Professores 52 anos da implantação. A data é conhecida mundialmente como dia dos docentes.

A data tem como objetivo homenagear a classe do magistério que desempenha um papel essencial para fortalecer a sociedade.  A profissão auxilia crianças, jovens e adultos dentro e fora das salas, além de constituir na formação de cidadãos responsáveis.

A busca por liberdade nas salas de aula e do apoio que precisam para oferecer aos alunos uma educação de qualidade são as principais pautas levantadas anualmente no dia 5 de outubro.  As condições precárias de trabalho, como os contratos de curto prazo, além da perda de liberdades, são motivos de preocupação na comunidade acadêmica.

De acordo com a declaração conjunta divulgada pela Internacional da Educação (IE), UNESCO, Organização Internacional do Trabalho (OIT), PNUD e UNICEF, a liberdade acadêmica é fundamental para os docentes de todos os níveis da educação, mas, em especial, para os profissionais do ensino superior, apoiando sua capacidade de inovar, explorar e atualizar a última pesquisa pedagógica. “Em todos os níveis de educação, a pressão política e os interesses comerciais podem restringir a capacidade dos educadores de ensinarem em liberdade”.

A declaração descreve professores habilitados como profissionais que têm acesso a treinamento de alta qualidade, salários justos e oportunidades de carreira para o desenvolvimento profissional. No entanto, os professores também devem ter a liberdade de apoiar o desenvolvimento dos currículos nacionais, bem como a autonomia profissional para um melhor desenvolvimento nas aulas.

Para colocar palavras em ação, os líderes da Internacional da Educação (IE) e suas afiliadas estão espalhando a mensagem em eventos ao redor do mundo. Faça parte desta campanha você também!

Related posts