Festa pelo dia do(a) Professor(a) acontece dia 15 de outubro – SINTE PIAUI
You are here
Festa pelo dia do(a) Professor(a) acontece dia 15 de outubro Destaques Imagens Notícias 

Festa pelo dia do(a) Professor(a) acontece dia 15 de outubro

O Sinte-PI está preparando a tradicional Festa em homenagem ao Dia dos/as Professores/as. Como acontece todos os anos a comemoração será dia 15 de outubro de 2018, no Clube do Sinte, a partir das 19h.

Para participar do sorteio de brindes, os associados devem apresentar, na entrada do Clube, a carteirinha de sócio ou o contracheque atualizados. Se ainda não renovou sua carteira procure nosso escritório.

A animação ficará por conta das bandas “Os Caba Desmantelados”, das 19h às 21h e “Forrozão Brilhante”, das 22h até 01h30.

15 DE OUTUBRO

No dia 15 de outubro de 1827, Dom Pedro I, Imperador do Brasil, decretou uma Lei Imperial responsável pela criação do Ensino Elementar no Brasil (do qual chamou “Escola de Primeiras Letras”), e através deste decreto todas as cidades deveriam ter suas escolas de primeiro grau.

O decreto também continha o salário dos professores, as matérias básicas e até como os professores deveriam ser contratados.

ORIGEM DO DIA DO PROFESSOR

A comemoração começou em São Paulo, onde quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para comemorar esta data, e também traçar novos rumos para o próximo ano.

Esta data foi oficializada nacionalmente como feriado escolar através do Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963.

O Decreto define a razão do feriado:

“Para comemorar condignamente o Dia dos Professores, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias”.

A nível internacional, o Dia Mundial dos Professores é celebrado anualmente em 5 de outubro.

Related posts