Sinte-PI lança 19ª Semana em Defesa da educação pública – SINTE PIAUI
Sinte-PI lança 19ª Semana em Defesa da educação pública Destaques Notícias

Sinte-PI lança 19ª Semana em Defesa da educação pública

O Sinte-PI lançou nesta quarta-feira (12) a 19ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Básica Pública e reuniu diretores estadual e dos núcleos regionais. A 19ª Semana traz como tema “Pensar em educação é pensar no Brasil” e acontecerá de 17 a 23 de setembro em todo o país, organizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e seus sindicatos filiados.

A Semana Nacional normalmente acontece em abril, mas este ano a proposta foi trazer este debate para próximo da eleição para promover um debate sobre a educação que queremos. Diante do cenário de desmonte do país com a retirada de direitos e destruição da educação pública, se faz necessário que esta discussão permeie toda sociedade, em especial o ambiente escolar.

Regionais com material da 19ª Semana

“Que educação nós teremos daqui há 5 ou 10 anos?”, este foi um dos questionamentos colocados pelo professor Fábio Matos, secretário de assuntos sindicas do Sinte-PI, quando abordou as pautas apresentadas pela cartilha da 19ª Semana.

No Piauí, o Sinte-PI e seus Núcleos Regionais, irão realizar atividades como debates nas escolas, atos públicos, buscar audiências públicas para tratar das políticas educacionais.

Alguns dos temas que serão abordados:

• Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino Médio;
  • Revogação da Emenda Constitucional Nº 95;
  • Reforma do Ensino Médio;
  • Mercantilização e Militarização da educação;
  • Transporte e merenda escolar;
  • Estrutura das escolas, dentre outros.
Diretores Regionais e estaduais com a cartilha da 19ª Semana em defesa da educação

A presidente do Sinte-PI, professora Paulina Almeida realizou a entrega solene aos representantes dos Núcleos Regionais do material da Semana para que possam fortalecer a luta em defesa e valorização da educação pública. E destacou a importância da manutenção da Lei nº 12.612, que outorga o título de patrono da educação brasileira a Paulo Freire. E finalizou conclamando todos e todas a utilizar a hashtag #EducaçãoPúblicaEuApoio.

Quem foi Paulo Freire

Paulo Freire, patrono da educação brasileira

Pernambucano, nascido em 19 de setembro de 1921, Paulo Freire foi um educador, filósofo e pedagogo. É considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial. Criador de uma metodologia única de ensinar, sua prática didática fundamentava-se na crença de que o educando assimilaria o objeto de estudo fazendo ele próprio o caminho, e não seguindo um já previamente construído.

Autor de vários livros na área educacional, foi o brasileiro mais homenageado da história: ganhou 29 títulos de Doutor Honoris Causa de universidades da Europa e América; e recebeu diversos galardões como o prêmio da UNESCO de Educação para a Paz em 1986.  Em 13 de abril de 2012 foi sancionada a lei 12.612 que declara o educador Paulo Freire Patrono da Educação Brasileira.