SINTE SE REÚNE COM SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO – SINTE PIAUI
SINTE SE REÚNE COM SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO Destaques Notícias

SINTE SE REÚNE COM SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO

Membros da direção do Sinte-PI estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira (07), com o Secretário Estadual de Educação Interino Helder Jacobina, em atendimento ao Ofício enviado pelo sindicato, para tratar das pautas dos trabalhadores em educação.

Representando o Sinte-PI estiveram presentes: a presidente Paulina Almeida, o vice-presidente Kassyus Lages, a secretária geral Odeni Silva, a Secretária de Funcionários Francisca Ribeiro (França) e o assessor Jurídico Geovane Machado; pela Seduc participaram o secretário interino Helder Jacobina e seus assessores e a Superintendente de Relações Institucionais e Sociais (Supris) do governo, Núbia Lopes.

Na pauta apresentada foram abordados os seguintes pontos:

MUDANÇA DE CLASSE/NÍVEL

As mudanças de Nível já estão listadas aguardando apenas o parecer do setor financeiro; Já as mudanças de Classe dependem de um decreto do Governador. Para que este decreto seja assinado a Secretaria de Administração está realizando um levantamento de quantas pessoas se enquadram nesta situação, uma vez o processo está parado há quase dois anos.

APOSENTADORIAS e REENQUADRAMENTO

Esta pauta está sendo analisada pela Secretaria de Administração e pela Procuradoria Geral do Estado e segue aguardando parecer.

REAJUSTE SALARIAL 2019

O Secretário Helder Jacobina não se manifestou quanto ao reajuste salarial da educação para 2019 devido a indefinições do governo federal que não se manifestou de maneira concreta. Aqui no Estado a indefinição segue devido a interinidade do secretariado. Helder Jacobina, atual secretário de educação não está respaldado para deliberar sobre a pauta. Inclusive comunicou que já foi realizado o impacto do reajuste da educação nos cofres do Estado.

CALENDÁRIO/ FÉRIAS

A Seduc está buscando uma alternativa para que não haja prejuízo nem para os servidores e nem para o estado no que diz respeito a matrículas. Existe uma proposta sendo analisada sobre as férias.

O Sinte-PI foi firme ao dizer que não abrirá mão dos 30 dias de férias para os servidores da educação.

CARGA HORÁRIA

O Sinte não abre mão do cumprimento da jornada de 20h e 40h e concorda que não haja prejuízo para ambas as partes. Reafirmando também a garantia dos 2/3 (dois terços) em sala de aula e 1/3 como horário pedagógico, mantendo as reduções conforme prevê o estatuto.

A próxima reunião irá acontecer até o final de janeiro, tão logo seja concluído o levantamento das demandas elencadas.