Cinquentenário do Sinte-PI foi um sucesso – SINTE PIAUI
Cinquentenário do Sinte-PI foi um sucesso Destaques Notícias

Cinquentenário do Sinte-PI foi um sucesso

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica Pública do Piauí – SINTE/PI – completou, no último dia 29 de Novembro, 50 anos de existência com muita história para contar de lutas, vitórias e conquistas ao longo dos anos.

A data foi comemorada pela categoria em dois momentos: dia 26 com uma solenidade de celebração da palavra, entrega da Medalha do Mérito Educacional à entidades e educadores que fizeram e fazem muito para o crescimento da educação pública do Piauí, além da inauguração da Galeria dos ex-presidentes; e no segundo momento, as comemorações festivas com a exibição do documentário que contou um resumo da história dos 50 anos do maior sindicato do Piauí, homenagens aos Núcleos Regionais e representantes de entidades parceiras.

Após as homenagens a categoria aproveitou o momento para dançar e curtir bastante ao som da Banda Forró Bandido e curtiu um super show com Os Trepidants.

Uma festa grandiosa em todos os sentidos, deixou a categoria satisfeita com a qualidade do evento.

HISTÓRICO

O Sinte-PI foi fundado em 29 de novembro de 1968 com o nome de Associação dos Professores do Ensino Médio Oficial do Estado do Piauí (APEMOP) e teve como presidente aclamada a professora Cristina Leite. Em 1973 o estatuto da APEMOP é reformulado e passa a se chamar APEP. Neste período inicia-se a discussão do Estatuto do Magistério.

Após a Constituição de 1988 as categoria ganham o direito de se organizar em associações e sindicatos representativos da categoria. Em 1990, a APEP torna-se APEP/Sindicato, por deliberação no IV Congresso Estadual de Professores e muda a nomenclatura para Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica de 1º e 2º graus da Rede Pública no Estado do Piauí.

A unidade das categorias da educação como Orientadores educacionais, supervisores, professores e funcionários de escola  foi reafirmada no VII Congresso Estadual dos Trabalhadores em educação realizado em 1997, onde a APEP/Sindicato passou a chamar  SINTE/PI – Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica Pública do Piauí.