Sinte-PI completa 50 anos e realiza festa para servidores – SINTE PIAUI
Sinte-PI completa 50 anos e realiza festa para servidores Destaques Notícias

Sinte-PI completa 50 anos e realiza festa para servidores

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica Pública do Piauí – SINTE/PI completa 50 anos neste mês de novembro e está preparando uma super programação para festejar o cinquentenário junto com  a categoria.

A programação acontecerá dias 26 e 29 de novembro no Clube do Sinte-PI.

26/11/2018 (segunda-feira)

• 19h – Missa em Ação de Graças
  • 21h – Entrega da Medalha do Mérito Educacional
  • 22h30 – Lançamento da Galeria dos ex-presidentes
  • 23h – Coquetel

29//11/2018 (quinta-feira)*

• 21h – Documentário de 50 anos
  • 21h30 – Lançamento da Revista de 50 anos
  • 22h – Festa dos 50 anos – Banda forró Bandido
  • 01h – Banda os Trepidants

O acesso à Festa do dia 29/11 será mediante a apresentação do Ingresso. A organização definiu esta modalidade para evitarmos tumultos na entrada do evento.

Retirada do ingresso:

• De: 19 a 24/11/2018
  • Local: Clube do Sinte-PI (Rua Manoel Domingues, 2520, Porenquanto);
  • Documentos: RG + Carteira de associado ou RG + contracheque atualizado.
  • Somente o titular poderá fazer a retirada do Ingresso.

HISTÓRICO

O Sinte-PI foi fundado em 29 de novembro de 1968 com o nome de Associação dos Professores do Ensino Médio Oficial do Estado do Piauí (APEMOP) e teve como presidente aclamada a professora Cristina Leite. Em 1973 o estatuto da APEMOP é reformulado e passa a se chamar APEP. Neste período inicia-se a discussão do Estatuto do Magistério.

Após a Constituição de 1988 as categoria ganham o direito de se organizar em associações e sindicatos representativos da categoria. Em 1990, a APEP torna-se APEP/Sindicato, por deliberação no IV Congresso Estadual de Professores e muda a nomenclatura para Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica de 1º e 2º graus da Rede Pública no Estado do Piauí.

A unidade das categorias da educação como Orientadores educacionais, supervisores, professores e funcionários de escola  foi reafirmada no VII Congresso Estadual dos Trabalhadores em educação realizado em 1997, onde a APEP/Sindicato passou a chamar  SINTE/PI – Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica Pública do Piauí.