Educação e o Dia da Consciência Negra – SINTE PIAUI
You are here
Educação e o Dia da Consciência Negra Destaques Notícias 

Educação e o Dia da Consciência Negra

Inicialmente instaurado nas instituições de ensino em 2003 e promulgado anos depois pela Lei nº 12.519 de 2011, no calendário nacional, o Dia da Consciência Negra comemorado no dia 20 de novembro representa um mártir histórico de representação do movimento negro do país além de fomentar a discussão da questão racial.

Sabemos que a Lei Áurea não trouxe a verdadeira libertação, e que o povo negro continua a margem da sociedade, esta por sua vez se perpetua como racista, já que a discriminação racial permanece na estrutura social. Neste contexto, o Dia da Consciência Negra aliada à figura de Zumbi dos Palmares se compõe uma data de reflexão e luta contra as formas de opressão e negação do direito á cidadania.

Ao longo dos anos, desde a chegada do povo africano em terras brasileiras a população negra se reafirma como resistência e luta pela equidade. Por isso é necessário que os/as educadores/ as do Brasil se unam contra os atuais retrocessos que ferem a Constituição, os direitos conquistados e exclui ainda mais a população negra que é uma das fatias sociais mais afetadas na atual conjuntura.

Educação

Segundo o Atlas da Violência 2017, lançado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, revela que homens, jovens, negros e de baixa escolaridade são as principais vítimas de mortes violentas no País. A população negra corresponde a maioria (78,9%) dos 10% dos indivíduos com mais chances de serem vítimas de homicídios.

Tais índices são alarmantes e revelam a condição dos negros e negras no Brasil, contudo estes dados não são divulgados em grandes plataformas e com a devida abrangência. Pensando nisto, a educação por meio de funcionários de escola, diretores e professores devem ocupar e combater as desigualdades sócio raciais dentro das Instituições de Ensino. O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Piauí reafirma a luta e o combate ao racismo dentro  e fora das escolas do nosso Estado.

Related posts