Governo apresenta proposta que será avaliada pela categoria dia 19 – SINTE PIAUI
Você está aqui
Governo apresenta proposta que será avaliada pela categoria dia 19 Destaques Notícias 

Governo apresenta proposta que será avaliada pela categoria dia 19

Governo empurra trabalhadores da educação para a greve

O governador Wellington Dias esteve reunido na manhã desta sexta-feira (09) com a direção do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SINTE-PI) para apresentar um posicionamento quanto aos ofícios enviados ainda em novembro de 2017. Uma proposta não condizente com a expectativa dos trabalhadores em educação desagradou os dirigentes. A proposta será levada para a categoria.

A pauta dos trabalhadores em educação enviada para o Palácio do governo é a seguinte:

  • Reajuste de 6,81% para todos os trabalhadores em educação linear e extensivo aos aposentados;
  • Reajuste de 3,14% para os funcionários de escola, referente ao ano de 2017;
  • Reajuste das gratificações;
  • Revisão do Plano de Carreira.

Diante desta pauta o governo apresentou a seguinte contraproposta:

  • Para os professores Ativos:
    Reajuste de 3,4% para os professores ativos em fevereiro retroativo a janeiro, em forma de auxílio alimentação;
    Outra parcela do reajuste para professores será de 3,41% na folha de maio já no vencimento;
  • Funcionários de escola receberão 3,14% em forma de auxílio alimentação, referente ao reajuste de 2017; a partir de maio será incorporado ao vencimento, de acordo a LRF.
    Reajuste de 2018 vai depender da economia e da LRF;
  • Aposentados
    Não recebem auxílio alimentação; Reajuste só em Maio, quando o governo incorporar os 3,4% no vencimento. A segunda parcela de 3,41%  deve sair no próximo quadrimestre, ou sejá por volta de outubro e até o final do ano.

Segundo a presidente do Sinte-PI, professora Paulina Almeida, esta proposta não contempla a pauta da categoria. “Uma proposta que exclui os aposentados, não honra com os acordo de 2017 e ainda não respeita a lei do piso, certamente não irá terá aprovação da categoria”.

Ainda segundo o governo do estado, a proposta de reajuste para maio de professores, administrativos e aposentados será condicionada à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

“Ouvimos a proposta do governo e valos levar para avaliação da categoria no próximo dia 19 de fevereiro, a partir das 8h no clube do Sinte, quando estaremos reunidos em Assembleia. O que a categoria decidir, é o que o Sinte irá fazer”, finalizou Paulina.

Para o professore Kassyus Lages, vice-presidente do Sinte-PI, esta proposta prejudica e muito os trabalhadores em especial os aposentados. Uma vez que o governo quebra o acordo de manter a paridade entre ativos e aposentados.

Os trabalhadores em educação irão se reunir em assembleia geral dia 19 de fevereiro, às 8h no Clube do Sinte, para avaliar a proposta e deliberar soabre a greve geral por tempo indeterminado.

Artigos Relacionados

2 thoughts on “Governo apresenta proposta que será avaliada pela categoria dia 19

  1. Rosimar Silva

    Governo vergonhoso!
    Proposta indecorosa!

  2. Prof. Francisco Santos

    Caros colega APOSENTADOS, vejam a proposta que o Sr. Governador para nós !!! Só teremos só em maio de apenas 3,4 no vencimento e o restante, só em outubro !!! Caro amigo ainda é capaz de dar um voto de confiança no senhor Governador. E suas contas com os medicamentos de uso contínuo quem custeara para você ? é chegada a hora irmos lembramos nossos direitos constitucionais.

Comments are closed.