Conferência da IE debate estratégias para as mulheres atingirem posições de liderança – SINTE PIAUI
Você está aqui
Conferência da IE debate estratégias para as mulheres atingirem posições de liderança Destaques Notícias 

Conferência da IE debate estratégias para as mulheres atingirem posições de liderança

Ferramentas e nos diferentes setores educacionais foram o foco no segundo dia Conferência Mundial das Mulheres da Internacional da Educação.

O secretário-geral da Internacional da Educação (IE), Fred van Leeuwen, abordou a conferência enfatizando o importante papel dos sindicatos na promoção da igualdade dos pares em um “mundo volátil, polarizado e profundamente desigual”. “A IE há 25 anos defende a igualdade de gênero e esta conferência é outro passo muito promissor para colocar as palavras em ação e promover a liderança transformadora na educação”, concluiu.

Painel ‘Gênero, Poder e Liderança’

Durante um painel de discussão inspirador, o Secretário-Geral Adjunto da Internacional da Educação, Haldis Holst, encorajou os palestrantes a compartilhar suas histórias de como se tornaram líderes poderosos, bem como a fornecer informações sobre como exercitam o poder com o objetivo de transformar as desigualdades de gênero, tanto na educação e na sociedade em geral.

A presidente da IE, Susan Hopgood, compartilhou suas experiências como líder sindical e enfatizou que “o poder no movimento sindical é um esforço coletivo que deriva da própria associação e trabalha para alcançar um propósito comum”.

Nora Fyles, chefe da Secretaria da Iniciativa de Educação das Meninas da ONU (UNGEI ), lembrou a conferência dos diferentes aspectos do poder, como o poder social ou político e “a necessidade de identificar como podemos usar melhor o poder para fomentar mudanças para superar o gênero desigualdades. Dominar o labirinto de liderança e poder também aprender a trabalhar dentro das organizações e exercer poder invisível para alcançar uma agenda comum”, disse ela.

A importância da colaboração e os benefícios do uso do poder para unir os movimentos para o bem comum foram enfatizados por Katja Iverson, presidente/CEO da Women Deliver.

Zohra Lhioui, professora da Universidade Moulay Ismail e membro do SNESuP, Marrocos, encorajou as mulheres em cargos de poder para compartilhar suas experiências com outras mulheres e orientar as gerações mais jovens. “O poder também significa que você deve estar disponível, estar em contato com outras mulheres, trabalhar em colaboração e poder tomar decisões urgentes de forma pensativa”, disse ela.

Principais ferramentas para a liderança

As oportunidades de desenvolvimento profissional para os líderes sindicais também apareceram na agenda da conferência. Em uma série de workshops interativos, as atuais e próximas líderes sindicais da União tiveram a oportunidade de aprimorar suas habilidades para liderança transformadora e poderosa. As sessões forneceram dicas sobre tutoria, viés implícito, voz e fala pública, comunicação e mídia, bem como sobre como levar, por exemplo, um equilíbrio saudável entre vida e trabalho.

Fechar a lacuna – capacitar para liderar

Os participantes examinaram as barreiras relacionadas ao gênero para “prosperar e sobreviver” nos papéis de liderança em diferentes setores da educação – desde a educação infantil até o ensino superior. As oficinas concluíram que é importante fomentar a igualdade de gênero dentro das estruturas sindicais e conhecer os diferentes desafios que as professoras, os educadores e o pessoal de apoio à educação enfrentam.

O encontro concluiu com um relatório animado, onde os relatores apresentaram suas habilidades recém-conquistadas, e forneceu exemplos de como líderes sindicais podem melhorar sua liderança e apoiar outros para se tornar líderes.

27545271 1562545197176176 4956680026188093429 n

(Informações Internacional da Educação, 07/02/2018)

Artigos Relacionados