Conferência da IE debate estratégias para as mulheres atingirem posições de liderança – SINTE PIAUI
Você está aqui
Conferência da IE debate estratégias para as mulheres atingirem posições de liderança Destaques Notícias

Ferramentas e nos diferentes setores educacionais foram o foco no segundo dia Conferência Mundial das Mulheres da Internacional da Educação.

O secretário-geral da Internacional da Educação (IE), Fred van Leeuwen, abordou a conferência enfatizando o importante papel dos sindicatos na promoção da igualdade dos pares em um “mundo volátil, polarizado e profundamente desigual”. “A IE há 25 anos defende a igualdade de gênero e esta conferência é outro passo muito promissor para colocar as palavras em ação e promover a liderança transformadora na educação”, concluiu.

Painel ‘Gênero, Poder e Liderança’

Durante um painel de discussão inspirador, o Secretário-Geral Adjunto da Internacional da Educação, Haldis Holst, encorajou os palestrantes a compartilhar suas histórias de como se tornaram líderes poderosos, bem como a fornecer informações sobre como exercitam o poder com o objetivo de transformar as desigualdades de gênero, tanto na educação e na sociedade em geral.

A presidente da IE, Susan Hopgood, compartilhou suas experiências como líder sindical e enfatizou que “o poder no movimento sindical é um esforço coletivo que deriva da própria associação e trabalha para alcançar um propósito comum”.

Nora Fyles, chefe da Secretaria da Iniciativa de Educação das Meninas da ONU (UNGEI ), lembrou a conferência dos diferentes aspectos do poder, como o poder social ou político e “a necessidade de identificar como podemos usar melhor o poder para fomentar mudanças para superar o gênero desigualdades. Dominar o labirinto de liderança e poder também aprender a trabalhar dentro das organizações e exercer poder invisível para alcançar uma agenda comum”, disse ela.

A importância da colaboração e os benefícios do uso do poder para unir os movimentos para o bem comum foram enfatizados por Katja Iverson, presidente/CEO da Women Deliver.

Zohra Lhioui, professora da Universidade Moulay Ismail e membro do SNESuP, Marrocos, encorajou as mulheres em cargos de poder para compartilhar suas experiências com outras mulheres e orientar as gerações mais jovens. “O poder também significa que você deve estar disponível, estar em contato com outras mulheres, trabalhar em colaboração e poder tomar decisões urgentes de forma pensativa”, disse ela.

Principais ferramentas para a liderança

As oportunidades de desenvolvimento profissional para os líderes sindicais também apareceram na agenda da conferência. Em uma série de workshops interativos, as atuais e próximas líderes sindicais da União tiveram a oportunidade de aprimorar suas habilidades para liderança transformadora e poderosa. As sessões forneceram dicas sobre tutoria, viés implícito, voz e fala pública, comunicação e mídia, bem como sobre como levar, por exemplo, um equilíbrio saudável entre vida e trabalho.

Fechar a lacuna – capacitar para liderar

Os participantes examinaram as barreiras relacionadas ao gênero para “prosperar e sobreviver” nos papéis de liderança em diferentes setores da educação – desde a educação infantil até o ensino superior. As oficinas concluíram que é importante fomentar a igualdade de gênero dentro das estruturas sindicais e conhecer os diferentes desafios que as professoras, os educadores e o pessoal de apoio à educação enfrentam.

O encontro concluiu com um relatório animado, onde os relatores apresentaram suas habilidades recém-conquistadas, e forneceu exemplos de como líderes sindicais podem melhorar sua liderança e apoiar outros para se tornar líderes.

27545271 1562545197176176 4956680026188093429 n

(Informações Internacional da Educação, 07/02/2018)