Sinte-PI bate sobre Reconstrução e Organização sindical em oficina – SINTE PIAUI
Você está aqui
Sinte-PI bate sobre Reconstrução e Organização sindical em oficina Destaques Multimídia Notícias

Sinte-PI bate sobre Reconstrução e Organização sindical em oficina

O Sinte Piauí esteve presente nesta quinta-feira (25) da Oficina de Reconstrução e Organização Sindical realizada no Sindicato dos Comerciários do Piauí (Sindicom) às 9h da manhã.A palestra que foi organizada pela  Confederação dos Trabalhadores no Comercio e Serviços (Contracs) e contou com orientações sobre a nova legislação trabalhista e outros temas como sindicalização, critérios para a negociação coletiva  e modelos de cláusulas, gestão financeira das entidades sindicais  e como avaliar o trabalho sindical .

Segundo o vice presidente do Sinte-PI, Kassyus Lages, o debate sobre esses temas é de suma importância considerando a atual conjuntura do país pós aprovação da reforma trabalhista.

“Devemos buscar a base para dentro do sindicato mostrando a real situação do resultado desta reforma dentro do local de trabalho. Ou seja, lá no seu emprego, o resultado disso tudo vem trazendo prejuízos na questão das férias, a homologações quando recebe recisões. A maioria dos empregadores taxam e dizem que os sindicatos não tem mais essa obrigação. Temos que orientar e esclarecer que isso ainda permanece no direito do trabalhador ter o sindicato acompanhando e fiscalizando stao sendo feitas de acordo com a lei” comentou Kassyus

Além disso, o vice-presidente enfatizou ainda que isso vale tanto para o setor público quanto o privado e que este é o momento de retomada aos sindicatos com o apoio das bases. É necessário voltar dentro das salas de aulas, assim como nas lojas, onde o trabalhador realmente está.

Estiveram presentes na oficina o secretário de saúde, professor Chicão,  secretária da Juventude,  Josineide Silva, secretária de mulher, Antônia Ribeiro e as secretarias geral do Sinte-PI, Odeni Silva e Filomena Cristina.

Redação: Amália Saraiva

Edição: Gleydjane Moura