Sinte-PI completa 49 anos de luta e resistência – SINTE PIAUI
Sinte-PI completa 49 anos de luta e resistência Destaques Notícias

Sinte-PI completa 49 anos de luta e resistência

Nesta quarta-feira (29) o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Piauí (Sinte-PI) comemora 49 anos de existência, luta e história.

Criado em 1968 como APEMOP (Associação dos Professores do Ensino Médio do Estado do Piauí), a organização dos trabalhadores em educação do Piauí foi crescendo. Em 1973 a APEMOP se transforma em APEP (Associação dos Professores do Estado do Piauí).  A demanda ampliou e o sindicato passou a atender os trabalhadores de 1º e 2º graus da rede pública, mudando a nomenclatura para APEP-Sindicato referendado no IV Congresso Estadual realizado no ano de 1990, ano que aconteceu a maior greve da história da educação no Piauí, foram 100 dias de greve em todo o estado de agosto de 1990 a abril de 1991.

O ano é 1997 e na realização do VII Congresso Estadual dos Trabalhadores em Educação, os trabalhadores/as decidem unificar as entidades do magistério: Associação dos Orientadores do Estado do Piauí (AOEP) e Associação dos Supervisores do Estado do Piauí (ASSUEP), mudando mais uma vez a nomenclatura para SINTE-PI – Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica Pública do Piauí.

Desde então, são várias lutas e conquistas que os/as trabalhadores/as em educação são travadas cotidianamente em defesa dos direitos dos/as trabalhadores/as em educação e da melhoria nas condições de trabalho e estrutura das escolas públicas do Piauí.

E que venha 2018, estamos prontos para enfrentar os desafios que os governos estão tentando impor à população brasileira. Não à retirada de direitos!

“O Sinte somos nós, nossa força, nossa voz!”