Sinte-Canto do Buriti pede agilidade no pagamento dos trasados – SINTE PIAUI
Você está aqui
Sinte-Canto do Buriti pede agilidade no pagamento dos trasados Canto do Buriti Destaques Notícias Regionais 

Sinte-Canto do Buriti pede agilidade no pagamento dos trasados

O Sinte-Regional de Canto do Buriti participou, ainda na primeira quinzena de novembro, de uma audiência cobrando a da prefeitura daquela cidade o pagamento do piso dos professores, os atrasados do mês de outubro e um posicionamento sobre a reposição de aulas.

Estiveram presentes pelo Sinte-PI, o assessor jurídico Geovane Brito, secretário de assuntos educacionais, professor Fábio Matos, pelo Sinte de Canto do Buriti, a presidente professora Íria Carvalho e diretoria, e pela secretaria de educação o assessor jurídico Hans Mendes e o secretário de educação, Cleyvalder dos Santos.

Piso – o secretário de educação se comprometeu a agilizar o processo de aprovação do piso junto ao Fórum.

Atrasados – já existe um TAC (Termo de Ajuste de conduta) entre o Ministério Público Estadual e o município de Canto do Buriti desde 2010 e que tem validade até hoje. O TAC diz que o pagamento tem que ser efetuado até o dia 5º dia do mês subsequente, e recomenda ainda que caso o TAC não seja cumprido o município será executado, não havendo mais necessidade de discussão sobre o assunto.

Reposição – O promotor aconselhou que o secretário de educação dê um prazo mínimo de 30 dias para que a escola elabore um calendário de reposição de aulas para que os professores e alunos não fossem prejudicados pelo próprio município. “Não tem lógica cortar o ponto dos professores e prejudicar os alunos”, destacou o promotor.

Para a professora Íria Carvalho, presidente do Sinte de Canto do Buriti “são 200 dias letivos que os alunos devem cursar, e a secretaria de educação não pode prejudicar os alunos cortando o ponto do professor que faltou porque estava doente, sem dar a chance de reposição de aula”.

O Município ficou de preparar enviar um documento o mais rápido possível tratando do calendário de reposição das aulas.

Artigos Relacionados