Sinte-PI marca presença no Curta Liceu Direitos Humanos 2017 – SINTE PIAUI
Você está aqui
Sinte-PI marca presença no Curta Liceu Direitos Humanos 2017 Destaques Notícias 

Sinte-PI marca presença no Curta Liceu Direitos Humanos 2017

Leônida Elvas, coordenador do projeto Curta Liceu.

Aconteceu na manhã dessa segunda-feira (20), no Teatro 4 de Setembro, a 5ª Edição do Curta Liceu Direitos Humanos. O festival acontece desde de 2013 e tem como objetivo despertar nos alunos a sensibilidade e a consciência para os problemas sociais, além de promover a um estudo mais aprofundado sobre os temas abordados.O tema escolhido pelos alunos e professores deste ano foi direitos humanos.

 

Segundo o coordenador do projeto, professor Leônida Elvas, o Curta Liceu proporciona um ambiente escolar harmônico e solidário. “Eu sempre digo que esse projeto é grandioso porque ele derruba os muros da comunidade escolar. Os alunos se encantam e se envolvem com o projeto, até porque a educação em direitos humanos faz parte da vida”, comenta o educador.

 

O Curta Liceu Diretos Humanos envolve um processo de aproximadamente oito meses de preparação. Ele começa no primeiro semestre, com as turmas de segundo ano com a escolha da temática. Depois eles pesquisam, estudam, discutem e debatem os temas escolhidos. Logo em seguida ocorrem oficinas e palestras sobre direitos humanos, além de mini-curso que preparam os alunos para os estudos.

 

A partir daí os estudantes montam uma história e criam um roteiro de filmagem. Com uma câmera na mão e muita ação, os alunos produzem os filmes que são apresentados para a comunidade em um festival aberto para a sociedade.

Secretário de Comunicação do Sinte-PI, professor  João Correia.

O Secretário de Comunicação do Sinte-PI, professor João Correia, esteve presente no evento e ressaltou a importância desse tipo de projeto dentro do ambiente escolar. “É muito bonito ver que as escolas se envolvem com os estudantes a respeito de causas como o combate ao racismo, machismo, violência contra a mulher e outras formas de opressão. Um projeto como esse forma cidadania nos jovens e alerta a sociedade sobre a luta pelos nossos direitos”, disse o secretário.

 

Veja todas as fotos no facebook do Sinte-PI

Por Amália Saraiva

Edição: Gleydjane Moura

Artigos Relacionados