Sinte-PI participa de Encontro Nacional do MAB – SINTE PIAUI
Sinte-PI participa de Encontro Nacional do MAB Destaques Notícias

Sinte-PI participa de Encontro Nacional do MAB

Durante os dias 1 a 5 de outubro, o Rio de Janeiro (RJ) receberá o 8º Encontro Nacional dos Atingidos por Barragens (MAB). Com o lema “Água e energia com soberania, distribuição da riqueza e controle popular”, reunirá cerca de 4 mil pessoas de todas as regiões do Brasil.

O Sinte-PI está acompanhando as discussões dos segmentos sociais, uma vez que o movimento sindical não caminha sozinho. A educação está inserida em todas as áreas e segmentos. As pessoas que foram atingidos por barragens no Piauí perderam muito, não só material mas muito de sua dignidade.

O encontro é realizado a cada quatro anos e tem como objetivo avaliar a atuação do movimento, debater a conjuntura política atual e traçar os rumos da organização. Desde a última edição de 2013 em Cotia (SP), diversos acontecimentos afetaram a população.

O Caso mais significativo foi o rompimento da barragem de rejeitos de Fundão em Bento Rodrigues (MG), ocorrido em  em novembro de 2015. A empresa Samarco foi responsável pela morte de 19 pessoas e até hoje continua impune.

O que é o MAB?

Criado há 26 anos, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) busca organizar as populações impactadas pela construção de barragens (hidrelétrica, rejeito de minério