Nota de repúdio contra o fechamento de escolas e autoritarismo da secretária de educação de São Raimundo Nonato-PI – SINTE PIAUI
Você está aqui
Nota de repúdio contra o fechamento de escolas e autoritarismo da secretária de educação de São Raimundo Nonato-PI Destaques Notícias Regionais São Raimundo Nonato 

Nota de repúdio contra o fechamento de escolas e autoritarismo da secretária de educação de São Raimundo Nonato-PI

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica Pública do Estado do Piauí – SINTE-PI, entidade que representa mais de 40 mil trabalhadores em educação no Estado do Piauí, vem a público repudiar a postura da Secretária Municipal de Educação de São Raimundo Nonato-PI, pela falta de respeito e autoritarismo para com a comunidade escolar daquela região quando procedeu o fechamento arbitrário de várias escolas públicas da zona rural e quilombolas da região da Serra da Capivara, sob a alegação de nucleação.

O Sinte-PI e o Núcleo Regional de São Raimundo Nonato repudiam veememente a postura de uma senhora que se diz ser educadora há 40 anos e não tem o mínimo de cerimônia em fechar escolas públicas nas regiões mais carentes do município, sem sequer respeitar a lei de acesso à informação a quem todos têm direito, inclusive a comunidade escolar. O comitê de Controle Social e Políticas Públicas do Território Serra da Capivara enviou ofício ao Conselho Municipal de Educação datado de 04/08/2017, requerendo as informações sob o sistema de nucleação, com o prazo de 20 dias, conforme legislação. Nenhuma resposta foi dada ao Comitê, aqui representando as comunidades afetadas.

Diante do silêncio dos órgãos normativos da educação daquele município, pais, professores, funcionários e alunos resolveram realizar uma manifestação legítima e pacífica contra o fechamento das escolas em data simbólica, dia 11 de agosto, dia do estudante.

Por conta do Ato Público das comunidades, a secretária de educação ocupou a imprensa local manifestanto total desrespeito, indiferença, além de difamar e criminalizar as entidades e pessoas envolvidas na luta em defesa da educação. Uma verdadeira demonstração de desqualificação para a convivência democrática, uma vez que a secretária se recusa a ouvir as partes, demonstra mais uma vez seu despreparo para estar a frente de uma pasta que preza pela educação e diálogo.

O Sinte-PI e o Núcleo Regional de São Raimundo Nonato repudiam veementemente a falta de ética, de postura e respeito às comunidades quilombolas e campesinas por parte da secretária municipal de educação de São Raimundo Nonato. E não pouparemos esforços para continuar a luta em defesa da escola pública e de todos os atores que fazem e lutam por uma educação pública e de qualidade.

 

Teresina (PI), 22 de agosto de 2017

Diretoria do SINTE-PI

NOTA-REPUDIO-SaoRaimundoNonato-22-08-2017

Artigos Relacionados